Histórico

   

   O Programa de Educação Tutorial – PET, conhecido até 2002 como Programa Especial de Treinamento, é direcionado a alunos de graduação, selecionados pelas Instituições de Ensino Superior em que estão matriculados. Foi criado e implantado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e a partir de 31 de dezembro de 1999 teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior SESu/MEC, órgão responsável pela manutenção do programa.

    O PET foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão e propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. Cada grupo é composto por 12 alunos bolsistas, que permanecem vinculados ao Programa até o final do curso. Foi implantado no Departamento Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB em 2010, como grupo temático “Assistência Farmacêutica”. É denominado PET-Farmácia com ampla atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, sendo formado por 12 estudantes bolsista e coordenado pelos docentes Dra. Maria do Socorro Ramos de Queiroz e Dr. Harley da Silva Alves.

    O PET-Farmácia e o PET-Administração foram os grupos pioneiros da UEPB ambos aprovados através do Edital nº 9, de 30 de julho de 2010, MEC/SESU/SECADE e estão vinculados a Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.